Meu voo doméstico atrasou. E agora?

Meu voo doméstico atrasou. E agora?


Todas as viagens envolvem algum tipo de ansiedade, isso é completamente normal. A gente sai de casa já querendo chegar logo no destino e imaginamos cada primeiro momento no local de embarque. Quando acontece imprevistos, como atrasos ou cancelamentos de voos, acaba sendo uma experiência bem frustrante.

Abaixo listamos as causas mais frequentes de atrasos e/ou cancelamentos de voos, como você pode evitar isso e quais são os seus direitos caso ocorra. Confira:

  • As causas

Os motivos pelo qual um voo doméstico ou internacional atrasa podem ser muitos, entres os principais estão as condições climáticas, que restringem o uso das pistas e em alguns casos até fecham o aeroporto, a manutenção não programada, que ocorre quando algum componente apresenta problemas inesperados, o excesso de tráfego aéreo e problemas com a tripulação.

  • Como evitar

– Em alguns casos não há nada a fazer a não ser esperar, mas existem formas de evitar problemas, por exemplo, se o seu compromisso é muito importante e não pode ser atrasado, opte por aeroportos que contenham uma infraestrutura maior, como o Galeão (RJ) e Guarulhos (SP);

Opte por empresas que possuem maior número de voos para o mesmo destino que o seu, afinal, em caso de problemas, há mais chances de você ser rapidamente reacomodado.

– Feriados e datas comemorativas são sempre as épocas mais complicadas, então esteja preparado para o excesso de passageiros. A baixa ocupação é mais comum durante a tarde ou no meio de feriados prolongados.

Fique Ligado!!

QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?

  • Atraso superior a 1 hora: Atraso superior a 1 hora te da o direito da comunicação (internet, telefone e etc.)
  • Atraso superior a 2 horas: Se o atraso do seu voo for superior a 2 horas você tem direito a um voucher de alimentação e pode usar o telefone.
  • Atraso superior a 4 horas: Neste caso você pode decidir a melhor opção de acomodação ou hospedagem (se for o caso), com o transporte do aeroporto ao local de acomodação não pode ser obrigado a aceitar a proposta da empresa aérea

IMPORTANTE: Se a empresa tiver uma estimativa de que o voo irá se atrasar em um tempo superior a 4 horas, o passageiro tem direito à reacomodação em outros voos ou reembolso, além de toda a assistência material.

  • Cancelamento de voo: Além de toda a assistência material, a empresa aérea deverá oferecer opções de reacomodação em outros voos ou reembolso. Fique ligado: Quando há um voo cancelado, muitas empresas ocultam o direto do passageiro de escolher voos de outra empresa, mas saiba que é um direito seu.

E aí, gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e tenha dicas incríveis de viagens, destinos, etc.

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