Não se esqueça dos documentos na hora da viagem

Não se esqueça dos documentos na hora da viagem


Planejar uma viagem é uma delícia, desde o momento no qual o destino é escolhido até a chegada ao aeroporto e aquele frio na barriga na hora de embarcar. Porém, antes de tudo isso é preciso também estar ligado na documentação que você deve apresentar no embarque. Para te ajudar a não esquecer dos documentos na hora da viagem, a Ultrapark separou uma lista com os principais deles para cada tipo de viagem. Confira:

Voos nacionais

  • Para viajar dentro do nosso país, você pode apresentar os seguintes documentos (originais ou cópias autenticadas):
  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de motorista válida e com foto (CNH);
  • Carteira de trabalho;
  • Passaporte válido;
  • Carteiras profissionais com foto (CRM ou OAB);

Voos internacionais

  • Para destinos que fazem parte do Mercosul ou que tenham acordos de viagens com o Brasil, basta apresentar a carteira de identidade original ou o passaporte válido.
  • Para embarques em voos de outros destinos é imprescindível apresentar o passaporte válido e o visto do país, se exigido.

Além do visto, muitos outros países também exigem a apresentação do certificado de vacina, como por exemplo: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana Inglesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela. Para confirmar a necessidade de outros documentos basta ir ao site da embaixada de seu destino.

Embarque de crianças e adolescentes

  • Voos nacionais: você pode apresentar a certidão de nascimento para o embarque de crianças e adolescentes de até 12 anos. Porém, se a mesma for viajar desacompanhada ou com apenas um dos pais, é preciso verificar as exigências da Vara da Infância e da Juventude do local de embarque.
  • Viagens destinos internacionais: é preciso apresentar o passaporte ou o RG em boas condições e com menos de 10 anos de emissão. Quando acompanhadas apenas por um dos pais, também deve ser apresentada uma autorização por escrito do outro responsável.

Se a criança ou adolescente precisar viajar sozinha, deve ser apresentada uma autorização por escrito de ambos os pais. E nos dois casos as assinaturas precisam ter firma reconhecida em cartório.

Perdi/Roubaram meus documentos, e agora?

Imprevistos acontecem a todo momento, isso é fato. Pode sim acontecer de você perder ou roubaram seus documentos antes de viajar e não dê tempo de você pedir outro. Mas não se preocupe, felizmente, em caso de extravio, roubo ou furto, as companhias aéreas aceitam o boletim de ocorrência no momento do embarque.

E aí, gostou das nossas dicas? Tem muitas outras dicas aqui em nosso blog. E toda semana nós postamos dicas para você que vai viajar ou está planejando uma viagem. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco por meio do nosso formulário ou ligue. Estamos prontos para atender você da melhor forma.

Categorias

+ Não há comentários

Acrescente o seu