Overbooking – O que é, como evitar e o que fazer

Overbooking – O que é, como evitar e o que fazer


Bom para a companhia aérea, mas uma verdadeira dor de cabeça para aqueles que compraram as suas passagens, porém não poderão embarcar por falta de lugar disponível. Conheça o que é o Overbooking no post dessa semana do blog do Ultrapark.

Overbooking é uma expressão que tem origem na língua inglesa e quer dizer que houve um excesso de reservas, ou seja, a empresa vendeu ou reservou assentos acima da capacidade do avião.

Isso acontece, porque as empresas querem preencher os assentos que ficaram vagos devido a desistência de outros passageiros. Mas, não pense você que essa prática está restrita apenas as companhias aéreas, hotéis e restaurantes também adotam o overbooking.

Quando isso acontece, o passageiro precisa conhecer os seus direitos que são assegurados pela Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) que são: a companhia deverá garantir que o passageiro embarque em um outro voo, deve oferecer alimentação, hospedagem (caso seja preciso), facilitar a comunicação e também o translado até o próximo voo e se o passageiro optar pela mudança de companhia aérea, ela deverá indenizar e, ainda, fazer o reembolso da passagem.

Porém, há como tomar algumas medidas que te ajudarão a evitar ser submetido a essa dor de cabeça que são: opte sempre por ser fiel a uma companha aérea, pois quanto mais você voar com ela ou com suas parceiras, maior será sua pontuação nos programas de milhas e sua chance de entrar no overbooking diminuirá consideravelmente.

Assim que abrir o check-in online ou que o voo for marcado é fundamental reservar imediatamente os assentos, pois assim você está correndo menos ricos. Fuja também das primeiras e últimas fileiras da classe econômica, pois de maneira geral, elas são destinadas aos idosos, passageiros com dificuldade de locação e famílias com crianças.

Sem contar que elas podem sumir se a companhia aérea optar por fazer o voo com uma aeronave menor.

Mas, se o overbooking te pegar, comunique imediatamente sua agência de viagem (caso tenha contratado uma), se a viagem é feita por conta própria, exija um novo assento em outra companhia ou mesmo no próximo voo.

Durante a negociação, tente o máximo que conseguir uma compensação maior do que a oferecida pela empresa, afinal você foi lesado e esse reembolso deve ser feito no seu cartão de crédito e não nos vouchers que a companhia emite.

É claro que ninguém quer passar por um overbooking, não é mesmo? Mas, se ocorrer, você já sabe como agir! Agora, é só definir o seu próximo destino e boa viagem!

Para ter dicas sobre destinos, procedimentos nos aeroportos e outras situações, continue acompanhamento o nosso blog, sempre temos dicas exclusivas da Ultrapark – Estacionamento Aeroporto Guarulhos, para você. Conheças os nossos serviços.

Categorias

+ Não há comentários

Acrescente o seu