Como funciona a inspeção de segurança no aeroporto?

Como funciona a inspeção de segurança no aeroporto?


 

A Agência Nacional de Avião Civil (ANAC) reforçou os procedimentos responsáveis pela inspeção nos aeroportos de todo o país. Desde o ano passado, o órgão está verificando com maior rigidez as bagagens, revistando os passageiros antes deles acessarem as áreas de embarque, pista e aeronaves. Ao passar pelo pórtico, responsável por identificar objetos proibidos, as pessoas poderão ser submetidas a passar pelo scanner corporal ou revista física aleatória.

Nessa situação, o procedimento será feito por um funcionário de proteção da aviação civil do mesmo sexo e isso independe do disparo ou não do equipamento de raio X.

A revista dos passageiros acontecerá tanto em local público quanto privado, essa escolha será feita tanto pelo revistado quanto pelos agentes e deve ter alguém como testemunha. Caso o passageiro se recuse a passar pela revista física, ele poderá ser proibido até mesmo de acessar a área de embarque.

Para passar no raio X mesmo que os voos sejam domésticos, o computador portátil e os demais dispositivos eletrônicos devem ser retirados tanto das malas quanto das mochilas.

Essa medida era feita apenas em voos internacionais, porém conforme a ANAC, a presença do notebook no interior da mochila dificulta a visualização de outros itens enquanto a mala passa pela inspeção do raio X.

Ao passageiro poderá ser solicitado a inspeção manual de maneira aleatória dos seus pertences de mão mesmo que a bolsa tenha passado pelo raio X. Caso essa situação surja, os passageiros devem abrir suas bagagens de mão para que o funcionário realize a verificação. Em caso de negativa, o passageiro será impedido de chegar a área de embarque.

Segundo a agência, esses procedimentos foram adotados em função da normativa externa que foi atualizada e que trata sobre a segurança da aviação civil frente as ações de interferência ilícita.

Prontinho, agora você já sabe como deve agir na hora da inspeção de segurança dos aeroportos. Agora basta escolher o seu destino, arrumar suas malas e reservar sua vaga no estacionamento mais próximo do aeroporto de Guarulhos, o Ultrapark.

Gostou das dicas? Deixe a sua opinião aqui embaixo! Quer saber mais sobre a gente? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços exclusivos ou faça um orçamento sem compromisso. Estamos prontos para oferecer o melhor atendimento a você.

Categorias

+ Não há comentários

Acrescente o seu