Como tirar seu passaporte passo a passo

Como tirar seu passaporte passo a passo


As férias do meio do ano estão chegando e com ela a possibilidade de fazer uma viagem para o exterior, mas para isso, é preciso tirar o passaporte. Você sabe o que precisa fazer? Leia esse post até o fim para saber como ter o seu documento em mãos e depois é só curtir a viagem!

Se a viagem for para qualquer país fora da América do Sul, o passaporte é o documento que garante sua entrada no destino, além é claro, do visto! Para os países do Mercosul basta apenas ter o RG com menos de 10 anos de validade.

A Polícia Federal é o órgão responsável pela emissão do documento. Quem deseja ter o documento precisará ir até um posto apenas duas vezes: a primeira servirá para tirar as digitais e a foto e a segunda é apenas fazer a retirada do documento já pronto.

O primeiro passo para quem quer ter o passaporte é reunir o documento de identidade (RG), título de eleitor, o CPF, mas, se o número constar em qualquer outro documento, ele não precisa ser apresentado.

No caso dos homens, é preciso apresentar o documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório e o certificado de naturalização para os brasileiros naturalizados.

Se esse não é o seu primeiro passaporte, para retirar um novo será preciso apresentar todos os documentos e o anterior, pois se ele não for apresentado, a taxa é cobrada em dobro.

Depois de ter todos os documentos em mãos, é hora de acessar o site da Polícia Federal e preencher a solicitação. O formulário é bem rápido e simples de ser preenchido.

Na última tela, o solicitante poderá escolher onde deseja ser atendido. Depois de fazer a escolha, basta pedir para que o protocolo seja gerado, imprimir e levar no dia do atendimento.

Após preencher o formulário de solicitação, é preciso gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União e pagar a taxa, pois o comprovante do pagamento deve ser apresentado juntamente com toda a documentação.

Para finalizar, faça o agendamento da data do atendimento e compareça à Polícia Federal no dia marcado com todos os documentos. O processo de confecção do passaporte é bem rápido, pois costuma demorar apenas 6 dias úteis para ficar pronto.

Com o protocolo com a data provável da entrega em mãos é só esperar, ir buscar e depois curtir suas férias.

Já está com a viagem pronta para o exterior? Agora é só deixar o seu carro no estacionamento mais próximo do aeroporto de Guarulhos e partir pra diversão!

Categorias

+ Não há comentários

Acrescente o seu